Artigo sobre COVID-19 e disparidades étnico-raciais publicado por docente da FEnf tem repercussão nacional e internacional

   No dia 28 de julho de 2020, o periódico International Clinical Intections Diseases publicou o artigo “Disproportionate impact of COVID-19 among pregnant and postpartum Black Women in Brazil through structural racism lens” escrito pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos em parceria com grupo de pesquisadoras da área de obstetrícia de várias universidades públicas brasileiras.
   O manuscrito aborda a temática das grávidas pretas terem duas vezes mais chances de morte provenientes da COVID-19 do que as brancas no Brasil. O país, atual epicentro pandêmico mundial, segundo o estudo, apresenta impacto desproporcional em grupos étnicos historicamente oprimidos, e em análise dos casos registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, as mulheres pretas apresentaram perfil médio de idade e morbidade semelhante às mulheres brancas, mas foram hospitalizadas em piores condições (maior prevalência de dispneia e baixa saturação de O2), apresentando taxas superiores de admissão na UTI, ventilação mecânica e óbito.
   Em entrevista ao Infobae, jornal argentino, a Profa. Débora cita: “O coronavírus não é racista e sexista, mas sim a gestão sanitária e social da crise. As disparidades raciais na mortalidade por COVID-19 no Brasil foram comprovadas. A discriminação é dos médicos? Não se pode afirmar. No sul do mundo, não se trata de quem prioriza o uso de respiradores, mas de quem tem a possibilidade de respirar. As mulheres grávidas e as mães Pretas foram afetadas desproporcionalmente pelo COVID-19 devido a processos originados fora do hospital”.
   O artigo teve repercussão em mídias nacionais e internacionais, dentre elas o Jornal G1 da Rede Globo, o argentino Infobae, a rádio CBN e a Rede TVT.
   A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas as pesquisadoras envolvidas no estudo, em especial nossa docente Profa. Dra. Débora de Souza Santos, e prospecta que a pesquisa tenha grande influência em soluções para enfrentamento do grave problema destacado.

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu entre os dias 22 a 26 de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…