Curso "Comunicação apoiada na Inteligência Emocional" é oferecido aos servidores da FEnf

  Ocorreu, na Faculdade de Enfermagem (FEnf), entre os meses de agosto e dezembro de 2023, o curso "Comunicação apoiada na Inteligência Emocional", ministrado pela Profa. Dra. Vania Celia Vieira de Siqueira, docente da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), com o apoio da monitora e Supervisora de Recursos Humanos da FOP, Fernanda Caroline Fernandes aos servidores técnico-administrativos da FEnf. O curso, que já fora ministrado na FOP durante o ano de 2022, contou com o apoio institucional da Educorp – Escola de Educação Corporativa da Unicamp e da Diretoria da Faculdade de Enfermagem.
   O curso teve carga horária de 36 horas, entre conhecimentos teóricos e atividades práticas, e abordou diversos temas relacionados à comunicação e inteligência emocional, de forma a desenvolver e aprimorar as potencialidades individuais de cada servidor e, também, promover a integração da equipe dos Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE).
   Os servidores aprenderam a avaliar seu grau de Inteligência Emocional, a reconhecer seus pontos fortes e fracos e a desenvolver formas de superar seus pontos limitadores, com base no reconhecimento de seu temperamento e personalidade. Além disso, conheceram formas de administrar suas emoções para adquirir resiliência e adaptar-se às adversidades inerentes a qualquer ambiente de trabalho. Também foram apresentados os conceitos de liderança e o estímulo para a busca de conhecimentos sobre o trabalho, que deve ser contínuo.
   Outro conjunto de atividades dedicou-se à comunicação. Os servidores puderam conhecer e aplicar, em atividades práticas, estratégias de comunicar-se reconhecendo, compreendendo e demonstrando interesse em relação às necessidades individuais de seus colegas de trabalho e exercer a Comunicação Não Violenta apoiada na escuta ativa, para que possam acolher as necessidades de outros servidores e relatar feedbacks, de forma a estabelecer uma comunicação eficiente e harmônica.
   As atividades do curso promoveram a integração dos servidores PAEPE e permitiram o estreitamento de seus laços profissionais, o que permitirá o aprimoramento das relações de trabalho e a comunicação pessoal e institucional na Faculdade de Enfermagem.
   A Faculdade de Enfermagem agradece a parceria da Educorp no oferecimento deste curso aos servidores técnico-administrativos da nossa Unidade, bem como o apoio da equipe de Recursos Humanos e Expediente e da Coordenadoria Técnica da Unidade pelo engajamento em proporcionar esta vivência ao grupo.

1
2
3

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…