Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Estadual Sumaré (HES). A ideia surgiu a partir da identificação, por parte da aluna, da dificuldade de comunicação entre equipe e as pacientes haitianas e seu consequente impacto na qualidade do cuidado ofertado.
A intervenção foi realizada em quatro etapas:
1) Identificação do conteúdo a ser traduzido, com principais perguntas de rotina e orientações de saúde para a gestante, puérpera e recém-nascido;
2) Apresentação do conteúdo à equipe de enfermagem para contribuições e sugestões;
3) Tradução das perguntas e orientações para o crioulo haitiano
4) Leitura final de uma puérpera nativa do Haiti para correções e adequações.
O guia foi dividido em três partes:
a) Admissão na Enfermaria;
b) Alta da Enfermaria e
c) Gestante.
As perguntas foram intencionalmente elaboradas de forma fechada, para facilitar as opções de resposta, como por exemplo: “O bebê está conseguindo mamar? Sim/Não”. O guia foi impresso e plastificado, para garantir maior durabilidade e facilitar a limpeza. Optou-se por guardá-lo em uma pasta específica no posto de enfermagem.
O guia é uma ferramenta que ampliou o acesso das gestantes e puérperas haitianas a um cuidado qualificado, já que torna a comunicação mais eficaz entre todos envolvidos na assistência. Ele foi desenvolvido para o Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Sumaré, no entanto, devido ao interesse de outros serviços está sendo adaptado para a Unidade de Internação (Alojamento Conjunto e Patologia Obstétrica) do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM e foi integralmente disponibilizado, a pedido, para o Hospital Municipal de Paulínia, para a Atenção Primária de Sumaré e para algumas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. O projeto foi inscrito na modalidade relato de experiência do Curso de Atenção à Saúde Materna realizado pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, onde foi premiado com o primeiro lugar.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna e orientadora pelo importantíssimo trabalho desenvolvido, que traz não somente inovação no trabalho como um olhar humanitário à população.