Discente de graduação cria Guia de Comunicação Português-Crioulo

   Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Estadual Sumaré (HES). A ideia surgiu a partir da identificação, por parte da aluna, da dificuldade de comunicação entre equipe e as pacientes haitianas e seu consequente impacto na qualidade do cuidado ofertado. 
   A intervenção foi realizada em quatro etapas:

1) Identificação do conteúdo a ser traduzido, com principais perguntas de rotina e orientações de saúde para a gestante, puérpera e recém-nascido;

2) Apresentação do conteúdo à equipe de enfermagem para contribuições e sugestões;

3) Tradução das perguntas e orientações para o crioulo haitiano

4) Leitura final de uma puérpera nativa do Haiti para correções e adequações.

O guia foi dividido em três partes:

a) Admissão na Enfermaria;

b) Alta da Enfermaria e

c) Gestante.

   As perguntas foram intencionalmente elaboradas de forma fechada, para facilitar as opções de resposta, como por exemplo: “O bebê está conseguindo mamar? Sim/Não”. O guia foi impresso e plastificado, para garantir maior durabilidade e facilitar a limpeza. Optou-se por guardá-lo em uma pasta específica no posto de enfermagem. 
   O guia é uma ferramenta que ampliou o acesso das gestantes e puérperas haitianas a um cuidado qualificado, já que torna a comunicação mais eficaz entre todos envolvidos na assistência. Ele foi desenvolvido para o Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Sumaré, no entanto, devido ao interesse de outros serviços está sendo adaptado para a Unidade de Internação (Alojamento Conjunto e Patologia Obstétrica) do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM e foi integralmente disponibilizado, a pedido, para o Hospital Municipal de Paulínia, para a Atenção Primária de Sumaré e para algumas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. O projeto foi inscrito na modalidade relato de experiência do Curso de Atenção à Saúde Materna realizado pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, onde foi premiado com o primeiro lugar.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna e orientadora pelo importantíssimo trabalho desenvolvido, que traz não somente inovação no trabalho como um olhar humanitário à população.

 

1
1

Compartilhe

No dia de hoje (11), a Comissão de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp recebeu a notícia que o egresso de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara, orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo, foi contemplado com o Prêmio Capes de Tese 2022 na grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias com a tese intitulada "…

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao Aleitamento Materno, uma vez que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano na alimentação de recém-nascidos e lactentes. Assim, devido às comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno e à trajetória profissional da Doutoranda…

A Enfermeira Ananda Miranda Gonçalves, egressa do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp e premiada com Mérito Científico no XXIX Congresso de Iniciação Científica – UNICAMP no ano de 2021, foi selecionada para apresentar sua pesquisa na Jornada nacional de Iniciação Científica (JNIC) na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o…

Nos dias 15 e 16 de julho de 2022, aconteceu a III Jornada Internacional de Enfermería "Visibilidad De Los Cuidados Enfermeros En Práctica Avanzada: Momentos Decisivos En El Recambio Generacional En El Siglo XXI”, evento desenvolvido pela Unidad de Investigación, Ciencia y Tecnología de la Facultad de Enfermería de la Universidad Peruana Cayetano…

Nos dias 17 e 18 de junho de 2022, no Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo –SP, aconteceu o 3° Congresso Paulista de Estomaterapia.