A Secretaria Municipal de Campinas convidou a Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela para ministrar palestra na Oficina de Trabalho no Distrito de Saúde Noroeste, com o tema - "O Núcleo de Saúde Coletiva na Região Noroeste: história e perspectivas".
A docente apresentou os principais resultados da pesquisa de Iniciação Científica, denominado "O Núcleo de Saúde Coletiva na Atenção Básica", da aluna Isabeli Karine Martins Castelaneli, sob orientação da referida docente e que faz parte do seu Projeto "Guarda-Chuva" denominado “Gestão dos Processos de trabalho e de cuidar na Rede de Atenção à Saúde do SUS: em busca da Integralidade".
Essa pesquisa e outras desenvolvidas a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas de Enfermagem e Saúde (GEPEPES), da Faculdade de Enfermagem, faz parte de um conjunto de projetos que realizam Pesquisas para o SUS. A proposta do GEPEPES é desenvolver, em conjunto com os serviços de saúde, encontros e workshops, como tem sido realizado desde julho de 2018 sobre os resultados dos estudos desenvolvidos, que em sua essência visam qualificar as práticas em saúde e melhorar o cuidado dos enfermeiros e da enfermagem tanto no âmbito individual quanto coletivo.
O Núcleo de Saúde Coletiva é um dos Espaços Coletivos existentes nas Unidades Básicas de Saúde do Município, desde 2001, que tem por objetivo ampliar as ações coletivas, trabalhar com dados e informações, vigilância epidemiológica e subsidiar o planejamento e a gestão das Unidades no sentido de realizar ações que tentem dar resposta aos principais problemas de saúde das populações que vivem nos territórios sob sua responsabilidade.
O evento foi realizado no dia 31 de outubro e contou com a participação de gestores e técnicos da Vigilância em Saúde da Região Noroeste e profissionais das Unidades, principalmente enfermeiros, membros dos Núcleos de Saúde Coletiva da Região.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza a iniciativa da docente e todas as atividades promovidas pela área de Saúde Coletiva para com a sociedade.