No período de 01 a 03 de abril, a docente Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela participou da 19ª International Conference on Integrated Care, em San Sebastian, País Basco. Na ocasião foram apresentados 02 trabalhos originados de dissertações de mestrado, cujas alunas são membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Práticas de Enfermagem e Saúde (GEPEPES) da Faculdade de Enfermagem da Unicamp.
O primeiro trabalho, intitulado: "Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária à Saúde: um olhar sobre o cuidado às pessoas com doenças crônicas", é fruto da dissertação da aluna Aline Fernandes Cruz Gouvêa, defendida em fevereiro de 2019, do programa de Mestrado Profissional em Política e Gestão, da Faculdade de Ciências Médicas, sob orientação da professora Maria Filomena de Gouveia Vilela.
O segundo trabalho, intitulado "Acesso avançado na Atenção Primária à Saúde como Estratégia para o Cuidado Centrado no Paciente", aborda aspectos da dissertação de Mestrado da aluna Isabela Oliveira Almeida, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem, sob orientação da professora Débora de Souza Santos, atualmente coordenadora do GEPEPES.
Além das docentes citadas, ambos trabalhos tiveram participação da Profa. Dra. Dalvani Marques, vice-coordenadora do referido grupo de pesquisa. O evento, organizado pela International Foundation for Integrated Care, teve como tema central "Uma cultura compartilhada para a mudança: avaliação e implementação de modelos de serviços integrados centrados nas pessoas", congregou profissionais de saúde, assistência social de serviços públicos, ONGs, Instituições de pesquisa e de Ensino de vários países do mundo.
Diversas experiências e projetos de pesquisa abordaram questões relevantes relativas às pessoas com doenças crônicas, grupos vulneráveis do ponto de vista de social e de saúde, cuidadores de idosos, desigualdade social e várias políticas públicas integradas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos povos, além de um foco importante na Atenção Primária em Saúde. Destes temas, muitos são objeto de estudo do GEPEPES. A troca de experiências e conhecimento foi muito valiosa e abriu possibilidades de futuras oportunidades de internacionalização e parcerias com outros grupos de pesquisa e Universidades.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza as docentes e a área de Enfermagem em Saúde Coletiva pela sempre busca pelo aperfeiçoamento e atualização do conhecimento!