Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ entre os dias 24 e 28 de junho de 2019, aconteceu o 20º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - SENPE e 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem – SINPE, evento cientifico temático, com o propósito de congregar enfermeiras, enfermeiros e outros profissionais, que têm desenvolvido sua prática profissional nos campos da pesquisa, da docência e ou da assistência; estudantes de iniciação cientifica, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, estudantes dos cursos técnico em enfermagem para debater e refletir sobre os rumos da ciência de enfermagem, sua expansão e consolidação em tempos de crises, de maior exposição das pessoas às condições vulnerabilizantes e de escassez de financiamento.
O Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem – SENPE vem construindo história há 40 anos se encontra na sua 20ª versão. Cinco dias de reuniões, encontros, debates, reflexões, construção de entendimentos, estabelecimento de diretrizes políticas para o desenvolvimento da formação e qualificação de pesquisadores, para a produção, disseminação, divulgação e tradução do conhecimento cientifico na enfermagem.
A novidade dessa 20ª versão do SENPE foi a inauguração do 1st International Seminar on Nursing Research/ 1ro Seminario Internacional de Investigación en Enfermería/ 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem – 1º SINPE.
A Faculdade de Enfermagem da UNICAMP foi representada de forma ilustre pela Profa. Dra. Luciana de Lione Melo, que recebeu o 1º lugar no Prêmio Edith Magalhães Fraenkel com o trabalho “Crescendo na ausência da mãe: vivências de crianças durante o cárcere materno” de coautoria da Profa. Dra. Circéa Amália Ribeiro.
A FEnf parabeniza a docente pela premiação e por sua incessante vontade de crescimento.