Docente da FEnf recebe Menção Honrosa em eventos

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Profª. Drª. Luciana de Lione Melo, docente da Área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas reveladas por meio do brinquedo terapêutico".

O trabalho é parte dos resultados do Pós-Doutorado da Profª. Drª. Luciana, orientado pela Profª. Drª. Circéa Amália Ribeiro, da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

O estudo intitulado "Os extremos do tempo em mim: vivências de filhos de mulheres encarceradas" é uma pesquisa fenomenológica fundamentada no referencial teórico de D. W. Winnicott, que utilizou o Brinquedo Terapêutico Dramático com oito crianças, filhos de mulheres encarceradas.

O trabalho premiado mostra que as crianças têm suas existências modificadas, uma vez que as mães já não estão mais ao seu alcance. Diante de profunda tristeza pelo rompimento do vínculo materno, as crianças sendo-sem as mães, elegem outro membro da família para a função de maternagem, mas esperam que esse papel seja exercido temporariamente. Brincando, as crianças lutam para continuarem sendo, revelando a importância fundamental que as mães têm na vida dos filhos O brinquedo terapêutico possibilitou a expressão de um mundo permeado por sofrimento, além de revelar realidade pouco conhecida.

 

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a professora pelo prêmio recebido, bem como pelo estudo de tão grande impacto e relevância para a sociedade.

 

1
2

Compartilhe

No dia 30 de setembro de 2022, aconteceu na cidade de São Paulo – SP, o VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. Com o tema “Velhices Cidadãs – Envelhecimento no mundo digital”, em referência ao desafio da presença e inclusão digital lançado às pessoas idosas no período que vivemos e ainda vivenciamos com a pandemia de Covid-19, o…

Na noite do dia 29 de setembro de 2022, no Teatro Bento Quirino, na cidade de Campinas, aconteceu a solenidade de entrega do Diploma de Mérito “Amigo da Terceira Idade" para a docente da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Kátia Stancato, pelo projeto UniversIDADE, devido sua participação ativa como coordenadora executiva no período de 2017 a…

No dia 16 de setembro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Morte Encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar: capacitar para avançar”, organizado por Profa. Dra. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, Dr. Helder José Lessa Zambelli, Enfa. Maria Valéria Omena Athayde, Enf. Ms. Klênio de…

No dia 14 de setembro de 2022, o Grupo de Preparação para o Parto do Hospital Estadual Sumaré (HES), projeto de extensão idealizado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice em parceria com a Enfa. Supervisora Juliana Anastácio (HES), completou um ano desde sua primeira atividade.