Docente da FEnf recebe Menção Honrosa em eventos

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Profª. Drª. Luciana de Lione Melo, docente da Área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas reveladas por meio do brinquedo terapêutico".

O trabalho é parte dos resultados do Pós-Doutorado da Profª. Drª. Luciana, orientado pela Profª. Drª. Circéa Amália Ribeiro, da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

O estudo intitulado "Os extremos do tempo em mim: vivências de filhos de mulheres encarceradas" é uma pesquisa fenomenológica fundamentada no referencial teórico de D. W. Winnicott, que utilizou o Brinquedo Terapêutico Dramático com oito crianças, filhos de mulheres encarceradas.

O trabalho premiado mostra que as crianças têm suas existências modificadas, uma vez que as mães já não estão mais ao seu alcance. Diante de profunda tristeza pelo rompimento do vínculo materno, as crianças sendo-sem as mães, elegem outro membro da família para a função de maternagem, mas esperam que esse papel seja exercido temporariamente. Brincando, as crianças lutam para continuarem sendo, revelando a importância fundamental que as mães têm na vida dos filhos O brinquedo terapêutico possibilitou a expressão de um mundo permeado por sofrimento, além de revelar realidade pouco conhecida.

 

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a professora pelo prêmio recebido, bem como pelo estudo de tão grande impacto e relevância para a sociedade.

 

1
2

Compartilhe

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London…

Em meio à pandemia e às inseguranças enfrentadas pela pesquisa no Brasil, podemos apresentar conquistas oriundas dos estudos realizados pelos nossos alunos. E é com imenso orgulho que parabenizamos nosso discente de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara pela contratação na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos para trabalhar na análise…

No dia 04 de março de 2021, através de cerimônia virtual transmitida pelo youtube, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog anunciaram os vencedores da primeira edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Vladimir Herzog.

   No dia 25 de fevereiro de 2021, a Profª. Drª. Rafaela dos Santos Pedrosa publicou um artigo intitulado "Brazilian Nursing and the COVID-19 Pandemic Challenges" que aborda sobre a situação da pandemia COVID-19 no Brasil no site da European Society of Cardiology.    O texto pode ser lido na íntegra através do link: https…

MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE E FAMÍLIAS DE BRASILEIROS QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19