Docente da FEnf recebe Menção Honrosa em eventos

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Profª. Drª. Luciana de Lione Melo, docente da Área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas reveladas por meio do brinquedo terapêutico".

O trabalho é parte dos resultados do Pós-Doutorado da Profª. Drª. Luciana, orientado pela Profª. Drª. Circéa Amália Ribeiro, da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

O estudo intitulado "Os extremos do tempo em mim: vivências de filhos de mulheres encarceradas" é uma pesquisa fenomenológica fundamentada no referencial teórico de D. W. Winnicott, que utilizou o Brinquedo Terapêutico Dramático com oito crianças, filhos de mulheres encarceradas.

O trabalho premiado mostra que as crianças têm suas existências modificadas, uma vez que as mães já não estão mais ao seu alcance. Diante de profunda tristeza pelo rompimento do vínculo materno, as crianças sendo-sem as mães, elegem outro membro da família para a função de maternagem, mas esperam que esse papel seja exercido temporariamente. Brincando, as crianças lutam para continuarem sendo, revelando a importância fundamental que as mães têm na vida dos filhos O brinquedo terapêutico possibilitou a expressão de um mundo permeado por sofrimento, além de revelar realidade pouco conhecida.

 

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a professora pelo prêmio recebido, bem como pelo estudo de tão grande impacto e relevância para a sociedade.

 

1
2

Compartilhe

   No dia 25 de fevereiro de 2021, a Profª. Drª. Rafaela dos Santos Pedrosa publicou um artigo intitulado "Brazilian Nursing and the COVID-19 Pandemic Challenges" que aborda sobre a situação da pandemia COVID-19 no Brasil no site da European Society of Cardiology.    O texto pode ser lido na íntegra através do link: https…

MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE E FAMÍLIAS DE BRASILEIROS QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem da UNICAMP, membros do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, analisaram dados de artigos científicos publicados durante os primeiros seis meses da pandemia de COVID-19 avaliando a relação entre o diagnóstico prévio de asma e o desenvolvimento de COVID-19. A revisão…

Talvez você não esteja onde gostaria de estar em 2020. Talvez a lição seja deixar de lado todas as expectativas, deixar de lado todos os cronogramas e abandonar a noção de que, em algum momento, você precisa ser mais realizado do que os outros ou precisa ter tudo isso junto.