Docente da FEnf recebe Menção Honrosa em eventos

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Profª. Drª. Luciana de Lione Melo, docente da Área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas reveladas por meio do brinquedo terapêutico".

O trabalho é parte dos resultados do Pós-Doutorado da Profª. Drª. Luciana, orientado pela Profª. Drª. Circéa Amália Ribeiro, da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

O estudo intitulado "Os extremos do tempo em mim: vivências de filhos de mulheres encarceradas" é uma pesquisa fenomenológica fundamentada no referencial teórico de D. W. Winnicott, que utilizou o Brinquedo Terapêutico Dramático com oito crianças, filhos de mulheres encarceradas.

O trabalho premiado mostra que as crianças têm suas existências modificadas, uma vez que as mães já não estão mais ao seu alcance. Diante de profunda tristeza pelo rompimento do vínculo materno, as crianças sendo-sem as mães, elegem outro membro da família para a função de maternagem, mas esperam que esse papel seja exercido temporariamente. Brincando, as crianças lutam para continuarem sendo, revelando a importância fundamental que as mães têm na vida dos filhos O brinquedo terapêutico possibilitou a expressão de um mundo permeado por sofrimento, além de revelar realidade pouco conhecida.

 

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a professora pelo prêmio recebido, bem como pelo estudo de tão grande impacto e relevância para a sociedade.

 

1
2

Compartilhe

   No dia 20 de julho de 2021, a partir das 14h00, a Faculdade de Enfermagem realizou as atividades de apresentação do curso na "Unicamp de Portas Abertas Virtual 2021". Com a participação da Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo, coordenadora de graduação, a abertura das atividades foi realizada com o lançamento do vídeo institucional…

   Na última Conferência da NANDA Internacional 2021, realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2021, que se deu em parceria com Connell School of Nursing do Boston College (Massachusetts, US), a Profa. Dra. Elenice Valentim Carmona, docente da FEnf da área de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido foi nomeada “…

O Projeto Telessaúde e a disciplina AM093 produziram um vídeo para tentar conscientizar a população sobre os cuidados em tempos de pandemia, apresentar algumas dicas seguras e divulgar nosso serviço telefônico para ajudar a orientar e sanar as dúvidas em geral sobre a pandemia. Essa intervenção vai de encontro com as projeções para os…

   Artigo proveniente dos resultados gerados a partir da dissertação do discente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daniel Gonçalves Campos em parceria com a orientadora, Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura, autores de diversas universidades brasileiras e autora da Mennonite College of Nursing, dos…

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante localizarmos um dia para concentrar manifestações, reflexões para fortalecermos dessa causa.  A data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70. Essa data, da luta…