Docente da FEnf tem artigo proveniente dos resultados de Pós-Doutorado publicado no JAMA

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London, Profa. Dra. Heloísa Garcia Claro, docente da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Prof. Dr. Jaime Miranda, da Universidad Peruana Cayetano Heredia, pelo Prof. Dr. David Mohr, da Northwestern University e outros colegas.

O artigo é proveniente dos resultados obtidos pelo aplicativo CONEMO – acrônimo para Controle Emocional - que foi desenvolvido e testado em ensaio comunitário em São Paulo e ensaio clínico no Peru por pesquisa multicêntrica.

O aplicativo, usado por usuários do SUS em São Paulo e por usuários dos sistemas de saúde do Peru, em Lima, mostrou-se eficaz para reduzir a depressão após 3 meses do início do tratamento, de forma estatisticamente significante, e também teve impacto em variáveis secundárias como qualidade de vida, redução da percepção de incapacidades e ativação comportamental.

A intervenção, que tem duração de 6 semanas, em 18 sessões, é um cuidado de baixa intensidade e se baseia em princípios da ativação de comportamento. Auxiliares de enfermagem e enfermeiras foram treinadas para verificar se os participantes estavam acessando as sessões e caso os participantes tivessem alguma dificuldade com a tecnologia, elas entravam em contato por telefone. “O suporte da equipe de enfermagem era essencialmente tecnológico. O cuidado de saúde mental era feito pelo usuário em interação com o aplicativo. A equipe de enfermagem tem uma importância grande na adesão dos participantes e no engajamento com o tratamento. Elas ligavam algumas vezes para eles, em interações agendadas, e também sempre que percebiam que os participantes estavam com sessões atrasadas, para motivá-los a seguir acessando o CONEMO” diz a docente Profa. Heloísa Claro, que finalizou seu pós-doutorado no projeto sob supervisão do Prof. Paulo Menezes.

O aplicativo, que foi desenvolvido entre 2013 a 2016, precisou ter a tecnologia atualizada para funcionar nos smartphones atuais, e estará disponível para download em aproximadamente 3 meses, com o mesmo conteúdo que foi testado nos ensaios clínicos, em português brasileiro e espanhol peruano.

Na foto de divulgação, a Profa. Heloísa atua como enfermeira de orientações do aplicativo.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pela pesquisa realizada em seu pós-doutorado e almeja que o aplicativo atinja cada vez mais pessoas como forma de inovação tecnológica no atendimento de saúde mental.

 

Araya R, Menezes PR, Claro HG, et al. Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru: Two Randomized Clinical Trials. JAMA. 2021;325(18):1852–1862. doi:10.1001/jama.2021.4348

Link para o artigo: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2779828

1

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…