Docente da FEnf tem artigo proveniente dos resultados de Pós-Doutorado publicado no JAMA

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London, Profa. Dra. Heloísa Garcia Claro, docente da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Prof. Dr. Jaime Miranda, da Universidad Peruana Cayetano Heredia, pelo Prof. Dr. David Mohr, da Northwestern University e outros colegas.

O artigo é proveniente dos resultados obtidos pelo aplicativo CONEMO – acrônimo para Controle Emocional - que foi desenvolvido e testado em ensaio comunitário em São Paulo e ensaio clínico no Peru por pesquisa multicêntrica.

O aplicativo, usado por usuários do SUS em São Paulo e por usuários dos sistemas de saúde do Peru, em Lima, mostrou-se eficaz para reduzir a depressão após 3 meses do início do tratamento, de forma estatisticamente significante, e também teve impacto em variáveis secundárias como qualidade de vida, redução da percepção de incapacidades e ativação comportamental.

A intervenção, que tem duração de 6 semanas, em 18 sessões, é um cuidado de baixa intensidade e se baseia em princípios da ativação de comportamento. Auxiliares de enfermagem e enfermeiras foram treinadas para verificar se os participantes estavam acessando as sessões e caso os participantes tivessem alguma dificuldade com a tecnologia, elas entravam em contato por telefone. “O suporte da equipe de enfermagem era essencialmente tecnológico. O cuidado de saúde mental era feito pelo usuário em interação com o aplicativo. A equipe de enfermagem tem uma importância grande na adesão dos participantes e no engajamento com o tratamento. Elas ligavam algumas vezes para eles, em interações agendadas, e também sempre que percebiam que os participantes estavam com sessões atrasadas, para motivá-los a seguir acessando o CONEMO” diz a docente Profa. Heloísa Claro, que finalizou seu pós-doutorado no projeto sob supervisão do Prof. Paulo Menezes.

O aplicativo, que foi desenvolvido entre 2013 a 2016, precisou ter a tecnologia atualizada para funcionar nos smartphones atuais, e estará disponível para download em aproximadamente 3 meses, com o mesmo conteúdo que foi testado nos ensaios clínicos, em português brasileiro e espanhol peruano.

Na foto de divulgação, a Profa. Heloísa atua como enfermeira de orientações do aplicativo.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pela pesquisa realizada em seu pós-doutorado e almeja que o aplicativo atinja cada vez mais pessoas como forma de inovação tecnológica no atendimento de saúde mental.

 

Araya R, Menezes PR, Claro HG, et al. Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru: Two Randomized Clinical Trials. JAMA. 2021;325(18):1852–1862. doi:10.1001/jama.2021.4348

Link para o artigo: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2779828

1

Compartilhe

   Na última Conferência da NANDA Internacional 2021, realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2021, que se deu em parceria com Connell School of Nursing do Boston College (Massachusetts, US), a Profa. Dra. Elenice Valentim Carmona, docente da FEnf da área de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido foi nomeada “…

O Projeto Telessaúde e a disciplina AM093 produziram um vídeo para tentar conscientizar a população sobre os cuidados em tempos de pandemia, apresentar algumas dicas seguras e divulgar nosso serviço telefônico para ajudar a orientar e sanar as dúvidas em geral sobre a pandemia. Essa intervenção vai de encontro com as projeções para os…

   Artigo proveniente dos resultados gerados a partir da dissertação do discente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daniel Gonçalves Campos em parceria com a orientadora, Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura, autores de diversas universidades brasileiras e autora da Mennonite College of Nursing, dos…

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante localizarmos um dia para concentrar manifestações, reflexões para fortalecermos dessa causa.  A data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70. Essa data, da luta…

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London…