Docente representa FEnf e Unicamp no Seminário Marco Zero

No período de 30 de maio a 01 de junho de 2023, aconteceu o Seminário Marco Zero, promovido pelo Ministério da Saúde do Governo Federal do Brasil. O evento, que tem como objetivo inaugurar as chamadas e projetos financiados para estudos de incorporação de conhecimento científico nas práticas e ações em saúde, monitora e avalia as pesquisas Fomentadas pelo DECIT.

A Profa. Dra. Heloísa Garcia Claro Fernandes, docente da área de Enfermagem em Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem, foi a única docente da Universidade Estadual de Campinas que recebeu auxílio como pesquisadora principal de um dos 14 projetos contemplados na área de Saúde Mental no território nacional, e pesquisadora colaboradora em outros três, com liderança de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Grupo de Pesquisa "Núcleo Interdisciplinar de Estudos Epidemiológicos em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - NIESMAD".

A docente apresentou o seu projeto intitulado "Estratégias de rastreio de transtornos mentais em serviços da Atenção Primária à Saúde (APS): uma revisão de escopo" na tarde do dia 01 de junho de 2023, ressaltando os objetivos de Mapear estratégias validadas para rastreio de transtornos mentais comuns em usuários da Atenção Primária à Saúde e identificar profissional que faz o rastreio, em que momento, em qual tipo de atendimento, utilizando quais instrumentos, condições relacionadas valorizadas, acompanhamento (referência interna, externa), monitoramento de dados (vigilância, relatórios internos).

Além de seu projeto, também apresentou o projeto intitulado "Analise de custo-efetividade do acolhimento noturno em Centros de Atenção Psicossocial infantojuvenis tipo III e da internação hospitalar", coordenado pela Profa. Dra. Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira, também membro do Grupo de Pesquisa NIESMAD.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pelo projeto aprovado e pelo trabalho de altíssima qualidade que vem desempenhando no cenário da saúde mental.

1
2

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…