Docentes da Área de Fundamentos em Enfermagem participam do lançamento da Rede de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra. Vanessa Aparecida Vilas-Boas, participaram do XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que aconteceu em São Paulo/SP, no período de 26 a 29 de outubro de 2022.

Além dos trabalhos científicos apresentados pelas docentes, elas participaram do lançamento da Rede Brasileira de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (REBRAN). O objetivo principal dessa rede é promover a cooperação técnica de enfermeiros sobre resistência antimicrobiana e programa de gerenciamento do antimicrobianos, de modo a fomentar discussões científicas sobre desenvolver pesquisas na área e contribuir para difusão de conhecimento e engajamento dos enfermeiros frente a essa problemática no Brasil.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos expostos às diferentes classes de antibióticos, antifúngicos, antivirais, dentre outros, desenvolvem ou adquirem mecanismos que garantem sua sobrevivência. Como resultado, os antimicrobianos se tornam ineficazes no combate ao microrganismo causador da infecção, elevando a morbimortalidade do paciente e o risco de disseminação para outras pessoas.

A resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente à saúde pública mundial, pois afeta não apenas a saúde humana, mas todo o ecossistema. A enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento à resistência antimicrobiana por ações que visem a prevenção de infecções, participação no gerenciamento do uso de antimicrobianos na assistência primária à terciária, o ensino nas escolas, nas instituições de saúde e na comunidade, bem como no desenvolvimento de pesquisas. 

Na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (GPIIRAS), passa agora a integrar a rede, com oportunidades de parcerias para pesquisas e aprendizado mútuo, de modo a contribuir com o avanço da enfermagem nesta área.

A FEnf parabeniza as docentes envolvidas neste trabalho de tão grande relevância para a ciência e pela parceria desenvolvida com outras instituições.

2
1
3

No período de 18 a 25 de junho de 2024, a Comissão de Equidade, Diversidade, Ações Afirmativas, Inclusão, Pertencimento e Permanência (CEDAIP) e a equipe de facilitadores do curso Ubuntu, ambos da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, receberam o pesquisador Dr. Jaergenton Corrêa, Professor Visitante do Instituto de Artes da Unicamp, para uma…

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…