Docentes da Área de Fundamentos em Enfermagem participam do lançamento da Rede de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra. Vanessa Aparecida Vilas-Boas, participaram do XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que aconteceu em São Paulo/SP, no período de 26 a 29 de outubro de 2022.

Além dos trabalhos científicos apresentados pelas docentes, elas participaram do lançamento da Rede Brasileira de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (REBRAN). O objetivo principal dessa rede é promover a cooperação técnica de enfermeiros sobre resistência antimicrobiana e programa de gerenciamento do antimicrobianos, de modo a fomentar discussões científicas sobre desenvolver pesquisas na área e contribuir para difusão de conhecimento e engajamento dos enfermeiros frente a essa problemática no Brasil.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos expostos às diferentes classes de antibióticos, antifúngicos, antivirais, dentre outros, desenvolvem ou adquirem mecanismos que garantem sua sobrevivência. Como resultado, os antimicrobianos se tornam ineficazes no combate ao microrganismo causador da infecção, elevando a morbimortalidade do paciente e o risco de disseminação para outras pessoas.

A resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente à saúde pública mundial, pois afeta não apenas a saúde humana, mas todo o ecossistema. A enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento à resistência antimicrobiana por ações que visem a prevenção de infecções, participação no gerenciamento do uso de antimicrobianos na assistência primária à terciária, o ensino nas escolas, nas instituições de saúde e na comunidade, bem como no desenvolvimento de pesquisas. 

Na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (GPIIRAS), passa agora a integrar a rede, com oportunidades de parcerias para pesquisas e aprendizado mútuo, de modo a contribuir com o avanço da enfermagem nesta área.

A FEnf parabeniza as docentes envolvidas neste trabalho de tão grande relevância para a ciência e pela parceria desenvolvida com outras instituições.

2
1
3

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…