No dia 24 de outubro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Câncer infantil: como podemos ajudar?”, organizado pelas Profas Dra. Daniela Doulavince Amador, Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves, Profa. Dra. Maira Deguer Misko, Profa. Dra. Luciana de Lione Melo, Profa. Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo e Profa. Dra. Samara Macedo Cordeiro, docentes da área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP.
A mesa de abertura, composta por Sônia Mazzariol, responsável pelos Fóruns Permanentes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), Prof. Dr. Fernando Coelho, Pró-reitor da ProEC, Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes, diretora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp e Profa. Dra. Daniela Doulavince Amador, docente da área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente da FEnf, parabenizou o evento pela sua temática.
O evento, que aconteceu no Centro de Convenções da UNICAMP, contou com 265 inscritos e reuniu profissionais da área da saúde, educação, além de organizações da sociedade civil para discutir possíveis contribuições para o diagnóstico precoce e o cuidado para crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.
O câncer infantojuvenil pode atingir grandes chances de cura, desde que diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados. Assim, faz-se necessário que a comunidade, profissionais e gestores atuem de forma proativa, integrada, e com ampla intercomunicação.
No Fórum, foi realizada uma ampla discussão entre profissionais da saúde e voluntariado que atuam no Hospital Infantil Boldrini, referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer na cidade de Campinas e região; gestora da Casa Ronald McDonald que acolhe crianças/adolescentes e famílias em tratamento; responsáveis pela ONG Beaba que realizam um trabalho de produção de materiais informativos para crianças com câncer, profissionais da educação da UNIFESP que atuaram no projeto Classe Hospitalar, enfermeira fundadora do projeto educacional Oncoped em Ação, além da participação da Profa Dra Daniela Doulavince Amador numa entrevista com a mãe de uma criança com câncer.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os organizadores do evento, em especial as docentes da área de saúde da criança e do adolescente, por todo o conhecimento transmitido, bem como pela abordagem de extrema importância no tema abordado.