Documento “Magna Charta Universitatum (MCU)” é discutido em reunião na UNICAMP

No dia 15 de maio de 2018 a Faculdade de Enfermagem foi representada pela Diretora Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, juntamente com Membros da Administração Central e Diretores de outras Unidades da Unicamp, na reunião denominada "Valores Vivos da Unicamp", que teve por base rediscutir o documento elaborado em 1988 “Magna Charta Universitatum (MCU)” em Bologna, na Europa, contendo os princípios fundamentais das escolas de nível superior.

Documento que possui 388 reitores e diretores de universidades de 85 países da Europa como signatários, comemora os 900 anos da Universidade de Bologna e contém princípios sobre a liberdade acadêmica e autonomia institucional como guias para a boa governança e auto entendimento das universidades no futuro. (O documento, em português, encontra-se neste link).

A atividade realizada na Unicamp contou com a participação da professora Eva Egron-Polak, ex-secretária geral da Associação Internacional de Universidades e membro sênior do Observatório da Magna Charta. O Magna Charta Observatory (MCO) foi criada com intuito de ser “guardião dos valores universitários fundamentais” e para ajudar as universidades e os sistemas de ensino superior a operar de forma eficaz de acordo com os princípios, iniciativa criada em benefício de estudantes, funcionários, sociedade e universidades. (Documento pode ser acesso neste link)

A docente convidada destaca a importância da UNICAMP participar do projeto. “Embora o tema deva ser tratado desde a educação básica, a educação superior é um dos últimos momentos para se colocar esse ponto em discussão. Atualmente, observa-se que o sistema político brasileiro está em crise, um pouco por causa da questão dos valores. Como a universidade tem o papel importante de formar líderes, é fundamental que ela pratique uma educação baseada em valores, o que contribui para evitar esse tipo de crise”.

A próxima etapa deste projeto será a discussão com a comunidade universitária, como registrado no site da Unicamp pelo reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel.


 

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu entre os dias 22 a 26 de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…