A Doutoranda Taís Mendes de Camargo, aluna regular do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unicamp sob orientação da Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues; está em Milão, Itália, desde o início de março, para desenvolver atividades relacionadas ao estágio doutoral, pelo período de 4 meses. O estágio recebeu financiamento da CAPES por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) , edital número 19/2016.
Sua tese de Doutorado, intitulada Efeito do treinamento físico aeróbio com intensidade determinada pelo protocolo de duplos esforços não exaustivo na modulação autonômica da frequência cardíaca de pacientes com hipertensão arterial, tem como objetivo comparar as mudanças nas variáveis cardiovasculares, hemodinâmicas e metabólicas em pacientes hipertensos que receberam treinamento físico aeróbio com intensidade determinada por protocolo não exaustivo, quando comparados àqueles que receberam o cuidado de rotina ambulatorial.
A doutoranda está na Universidade de Milão, sob supervisão do Prof. Dr. Alberto Porta, responsável pelo Laboratorio di Modelista dei Sistemi Complessi da Università Degli Studio Di Milano, um polo de renome em sua área. A atividade científica do Prof. Porta está focada no estudo de controle cardiovascular, o que engloba um conjunto de mecanismos, autônomos e reflexos, neurais e não neurais, os quais interagem um com o outro para assegurar a homeostase do organismo. Além do Prof. Porta, participam das atividades junto ao laboratório as pesquiadoras Beatrice De Maria, doutoranda em Bioengenharia, Vlasta Bari, pós-doutoranda; e Giovanni Rannuzzi, pesquisador (research fellow).
Parabenizamos a aluna Taís e sua orientadora pelo mérito do projeto e da bolsa e fazemos votos de um estágio bem sucedido e frutífero!