Egressa premiada com Mérito Científico no XXIX Congresso de Iniciação Científica - UNICAMP 2021 é selecionada para participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

A Enfermeira Ananda Miranda Gonçalves, egressa do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp e premiada com Mérito Científico no XXIX Congresso de Iniciação Científica – UNICAMP no ano de 2021, foi selecionada para apresentar sua pesquisa na Jornada nacional de Iniciação Científica (JNIC) na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 24 a 30 de julho de 2022. Trata-se de um evento híbrido, com sede na Universidade de Brasília (UnB).

Apenas 4 trabalhos da área de Enfermagem foram selecionados, e apenas um da UNICAMP, sendo da nossa egressa de graduação. O vídeo-pôster gravado pelos autores já está disponível no canal da SBPC no YouTube.

A pesquisa intitulada “COMPREENDENDO A PARTICIPAÇÃO DE MÃES NO CUIDADO AOS FILHOS COM DOENÇAS CRÔNICAS HOSPITALIZADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ESTUDO FENOMENOLÓGICO” ouviu 14 mães de crianças hospitalizadas e concluiu que as mães desejam participar do cuidado ao filho, mas compreendem que essa participação é possível quando a criança apresenta melhora no quadro clínico. Para as mães, o cuidado prestado pela equipe de saúde deve ultrapassar à criança hospitalizada, envolvendo a família. Sugere-se que as instituições de saúde revejam a cultura organizacional, implementando o Cuidado Centrado no Paciente e na Família.

A pesquisa foi orientada pela docente Profa Dra Luciana de Lione Melo e co-orientada pelas Enfermeiras Doutora Luciana Palacio Fernandes Cabeça e Doutoranda Camila Cazissi da Silva.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna e todas as envolvidas nessa pesquisa de grande destaque para nossa Universidade e para o Brasil!

1

Compartilhe

No dia 30 de setembro de 2022, aconteceu na cidade de São Paulo – SP, o VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. Com o tema “Velhices Cidadãs – Envelhecimento no mundo digital”, em referência ao desafio da presença e inclusão digital lançado às pessoas idosas no período que vivemos e ainda vivenciamos com a pandemia de Covid-19, o…

Na noite do dia 29 de setembro de 2022, no Teatro Bento Quirino, na cidade de Campinas, aconteceu a solenidade de entrega do Diploma de Mérito “Amigo da Terceira Idade" para a docente da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Kátia Stancato, pelo projeto UniversIDADE, devido sua participação ativa como coordenadora executiva no período de 2017 a…

No dia 16 de setembro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Morte Encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar: capacitar para avançar”, organizado por Profa. Dra. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, Dr. Helder José Lessa Zambelli, Enfa. Maria Valéria Omena Athayde, Enf. Ms. Klênio de…

No dia 14 de setembro de 2022, o Grupo de Preparação para o Parto do Hospital Estadual Sumaré (HES), projeto de extensão idealizado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice em parceria com a Enfa. Supervisora Juliana Anastácio (HES), completou um ano desde sua primeira atividade.