Na última sexta feira (21/08) foi realizado o V Encontro de Estomaterapia, do Curso de Especialização em Estomaterapia da Faculdade de Enfermagem (FEnf) – Unicamp, com a presença de 280 profissionais da área de Enfermagem e a participação de 10 empresas patrocinadoras.
Os Cursos de Estomaterapia no Brasil representam um marco no desenvolvimento da especialidade, aumentando quantitativa e qualitativamente o número de enfermeiros especialistas na assistência a pessoas com feridas, incontinência e estomias. A Associação Brasileira de Estomaterapia - SOBEST é o órgão representativo da Estomaterapia no Brasil, com autonomia para influenciar em decisões políticas e educativas da especialidade.
“Na Unicamp a Estomaterapia existe desde 2006. Atualmente o Curso oferece 25 vagas e tem duração de 14 meses. É coordenado pelas professoras Neusa Costa Alexandre, Sônia Regina Pérez Evangelista Dantas e Néria Invernizzi da Silveira. Com a conclusão da V Turma, teremos 120 enfermeiros especialistas em Estomaterapia formados pela Faculdade de Enfermagem. Destes, 22 estão lotados no Hospital das Clínicas e 02 no CAISM – Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti”, informa Sônia Dantas.
“O Encontro de Estomaterapia, de caráter regional, compreende uma das atividades dos pós-graduandos e tem sido uma feliz oportunidade de confraternização com os ex-alunos e amigos”, avalia Sônia Dantas. Dentre os professores convidados, participaram do evento a Presidente e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) Maria Ângela Boccara de Paula e Gisele Regina Azevedo, respectivamente.
Em 2016 o Curso completará 10 anos e coincidirá com a comemoração dos 50 anos da Unicamp. Para esta ocasião será organizada uma grande festa de comemoração para o reencontro dos ex-alunos.