No dia 26 de julho de 2018 na rampa de acesso ao Hospital das Clínicas da Unicamp, docente e discentes da Faculdade de Enfermagem colaboraram com o evento "Julho amarelo", promovido pelo Grupo de Estudos em Hepatites Virais da disciplina de infectologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com a área de hepatologia da disciplina de gastroenterologia da FCM e com o Departamento de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas, em função do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (29 de julho).
Foram realizados testes rápidos para a detecção do vírus da Hepatite C. Prioritariamente foram atendidas pessoas consideradas com maior risco para a doença: acima de 40 anos, diabéticos, quem recebeu transfusão de sangue ou foi submetido a uma cirurgia antes de 1993; e pessoas que fizeram piercing ou tatuagem em locais não seguros em relação à esterilização do material. Também são considerados de risco aqueles que tem por hábito compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear, alicates de cutícula, etc.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza os envolvidos nessa campanha e alerta a todos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.
Ministério da saúde: http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof…