Faculdade de Enfermagem tem participação relevante em projeto voltado às vítimas das tragédias no Rio Grande do Sul

 

Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças, e organizou o projeto “PROSMI (Projeto de Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil)” nos abrigos e Porto Alegre (RS), em parceria com diferentes profissionais de diversas instituições.

Dentro os profissionais envolvidos, vale destacar a participação da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, docente da área de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da FEnf, da egressa de Mestrado Fernanda de Souza Freitas Abbud e da egressa de Doutorado e pesquisadora colaboradora da FEnf, Profa. Dra. Suellen Cristina Dias Emidio, como autoras de capítulos que compõem o toolkit.

O primeiro toolkit (Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil em Situação de Calamidade) desenvolvido pelo projeto trata-se de um material instrucional, cujo objetivo é servir de apoio àqueles atuantes na linha de frente, com vistas a proteger e promover a saúde materno-infantil e prevenir maiores danos.

Dentre os materiais constantes neste toolkit, a Profa. Dra. Clara Sanfelice participou como autora do capítulo intitulado "Reconhecendo os Sinais de Trabalho de Parto em Gestantes Abrigadas", enquanto Fernanda e Suellen participaram do capítulo intitulado "Cuidados com o Recém-Nascido em Situação de Calamidade".

O material será distribuído de forma impressa nos abrigos e já se encontra disponível na Biblioteca Digital da UFRGS.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas os envolvidos neste projeto de enorme relevância e impacto na vida daqueles que sofreram e sofrem em decorrência das tragédias no Estado do Rio Grande do Sul.

Imagem mostra a capa do documento chamado Proteção e promoção da saúde materno-infantil em situação de calamidade, toolkit

 

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…

Docentes e estudantes da Área da Saúde da Unicamp visitam o HES, em Sumaré, em apoio à manutenção do convênio entre governo do estado e universidade para gestão do hospital/Foto: Camila Delmondes  

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da…

O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é…

A Coordenadoria de Extensão - CoEX, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, convida toda a Comunidade para participar da 1ª Edição do Encontro "Fala Extensionista".