GEPTECCES completa 01 ano de criação com parceria internacional

Em 2019, a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran, juntamente com seus discentes e egressos da Pós-graduação, dirigiram esforços para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES), após a consolidação de pesquisas e publicações da linha de pesquisa de Processo de Cuidar em outro grupo de pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Unicamp sobre Gerenciamento da Assistência de Enfermagem desde 2011.

Frente à demanda crescente de estudantes de graduação e pós-graduação na procura de conhecimento para refinamento e proposição de componentes de classificações sobre Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem para o cuidar sistematizado aos indivíduos, famílias ou comunidades, nos diversos âmbitos de cuidado à saúde, este grupo foi criado, abarcando também estudantes de iniciação científica de graduação e do ensino médio.

Dessa forma, e com a consolidação do saber por meio da produção oriunda dos trabalhos de conclusão, pesquisas, publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados e pela participação em eventos nacionais e internacionais é que seus membros pretendem ampliar a divulgação e os estudos na temática das etapas.
O Grupo, no aniversário de seu primeiro ano de existência, tem o prazer de anunciar uma parceria internacional com a Dra Sue Ann Moorhead -  ex-Professora Associada e agora emérita, Diretora do Centro de Classificação de Enfermagem e Eficácia Clínica e Diretora do programa de PhD da Universidade de Iowa.

Sue serviu ao exército por sete anos antes de retornar a Iowa. Educadora há mais de 30 anos, suas pesquisas se concentram no desenvolvimento e implementação de terminologias de enfermagem padronizadas e pesquisa de eficácia. Ela é a editora principal da Nursing Outcomes Classification (NOC).

A parceria foi celada após uma reunião via Zoom, na qual se estabeleceu que Dra. Moorhead, a partir daquele momento, tornava-se uma colaborador internacional com o projeto mais amplo, intitulado “Uso de métodos avançados para validar classificações de enfermagem para pacientes com doenças crônicas e emergentes”, no qual está incluído a pesquisa de doutorado da doutoranda Ráisa Camilo Ferreira intitulada “CROSS MAPPING, CLINICAL VALIDATION AND SURVEY OF COSTS OF RESULTS AND NURSING INTERVENTIONS FOR NURSING DIAGNOSIS ‘IMPAIRED PHYSICAL MOBILITY’ IN MULTIPLE TRAUMATISM VICTIMS”.

Com essa parceria,  a Profa. Dra Erika solicitou a inclusão ao Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt. A solicitação foi aprovada e integram, esse projeto, Profa Dra Elenice Carmona (FEnf Unicamp), Profa Dra Marisa DL Correia (UFV) e Profa Dra Micnéias Tatiana SL Botelho (UFMT).

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos na implementação, desenvolvimento e crecimento do GEPTECCES.

 

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES) 

- Líder: Profa Dra Erika Christiane Marocco Duran

- Vice-Líder:  Profa Dra Marisa Dibbern Lopes Correia (UFV) 

1

Compartilhe

   No dia 25 de fevereiro de 2021, a Profª. Drª. Rafaela dos Santos Pedrosa publicou um artigo intitulado "Brazilian Nursing and the COVID-19 Pandemic Challenges" que aborda sobre a situação da pandemia COVID-19 no Brasil no site da European Society of Cardiology.    O texto pode ser lido na íntegra através do link: https…

MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE E FAMÍLIAS DE BRASILEIROS QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Nos dias 20 e 21 de janeiro de 2021 aconteceu virtualmente o 1º Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Brinquedoteca "A brinquedoteca nos diversos contextos" e 3º Simpósio do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq "O brinquedo e a assistência de enfermagem à criança e sua família".

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem da UNICAMP, membros do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, analisaram dados de artigos científicos publicados durante os primeiros seis meses da pandemia de COVID-19 avaliando a relação entre o diagnóstico prévio de asma e o desenvolvimento de COVID-19. A revisão…

Talvez você não esteja onde gostaria de estar em 2020. Talvez a lição seja deixar de lado todas as expectativas, deixar de lado todos os cronogramas e abandonar a noção de que, em algum momento, você precisa ser mais realizado do que os outros ou precisa ter tudo isso junto.