Grupo de Preparação para o parto completa seu primeiro ano

No dia 14 de setembro de 2022, o Grupo de Preparação para o Parto do Hospital Estadual Sumaré (HES), projeto de extensão idealizado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice em parceria com a Enfa. Supervisora Juliana Anastácio (HES), completou um ano desde sua primeira atividade.

O objetivo do projeto é ofertar um programa de encontros semanais com divulgação de orientações para preparar física e mentalmente as gestantes para uma experiência de parto satisfatória. Durante um ano, aproximadamente 150 mulheres já participaram de algum encontro do grupo, e espera-se que seja um projeto perene que possa atender o maior número possível de gestantes, que são convidadas por meio dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou divulgam entre si a existência do grupo e indicam entre amigas gestantes. O trabalho de divulgação digital também é realizado por meio das redes sociais. A participação é aberta a qualquer gestante de Sumaré e os acompanhantes são sempre acolhidos e estimulados a participar.

A aproximação da Universidade com a comunidade, a promoção de um espaço de troca de informações e compartilhamento de saberes entre as gestantes e as alunas da Faculdade de Enfermagem (FEnf) que participam do projeto, além das experiências de parto positivas (através dos relatos de parto recebidos semanalmente) foram alguns dos resultados observados.

O evento de comemoração de 1 ano do grupo teve como objetivo celebrar a existência deste projeto de extensão por meio do fortalecimento dos vínculos entre comunidade (participantes atuais e ex-participantes), profissionais (Profa. Clara Sanfelice e Enfa. Supervisora Juliana Anastácio), discentes (Jaqueline Maria Torres Montessino (FEA), Ananda Miranda Gonçalves, Catarina Palamartchuk Herrmann, Daniella Aparecida Nogueira Vieira, Gabriela Alves Godoy, Heloisa de Moraes e Silva, Letícia Fiorini Carbol, Júlia Oliveira Monteiro de Barros e Vitória Rocha Janhaque (FEnf) e instituição (FEnf/HES). Foram desenvolvidas atividades lúdicas, artísticas e de autocuidado para as participantes do grupo, além de um café da manhã especial.

O encontro marcou a consolidação do grupo como um projeto de extensão que vem crescendo e ampliando suas atividades com a comunidade, em prol de uma assistência obstétrica mais segura e satisfatória às mulheres.   

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente e as discentes envolvidas num projeto de extensão tão valioso e importante para com a sociedade.

Para maiores informações sobre o projeto, acessem a página no Instagram (@grupodepreparacaopartohes) e a página no Facebook: https://www.facebook.com/preparacaopartoHES

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.

1
2
3
4
5
6

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…