A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira.
Este ano a Faculdade de Enfermagem da Unicamp organizou sua 1ª Semana Brasileira de Enfermagem. O evento foi organizado em uma parceria entre alunos de graduação e docentes, com apoio de funcionários da FEnf/Unicamp e contou com a participação de 77 inscritos no dia 21/05/2019 a partir das 14h00.
A programação contou com atividades como Sarau, Palestra e Inauguração da Sala de Silêncio. Iniciou-se com um Sarau e logo em seguida, uma mesa de abertura com a presença da Diretora da FEnf, Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes, a Coordenadora de Graduação, Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo, e Representante do Centro Acadêmico de Enfermagem, Mariana Martins. Após a abertura solene, ocorreu a mesa redonda com o tema "Os desafios da equidade na conjuntura política atual para a enfermagem", com as palestrantes: Profa Dra Maria Filomena de Gouveia Vilela, Profa Dra Renata Cristina Gasparino e a Acadêmica Isabela Cristina Nogueira.
Para encerrar as festividades da tarde, houve a inauguração da Sala de Silêncio, espaço de descanso desenvolvido para toda comunidade da FEnf.
A Faculdade de Enfermagem agradece todos os envolvidos e todos que colaboraram para que fosse o sucesso que foi!