Pesquisadores da FEnf descobrem potencial efeito do ácido glutâmico na promoção do crescimento capilar

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele.

O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A distribuição anormal dos receptores do ácido glutâmico ocorre em condições hiperproliferativas da pele, como psoríase e regeneração cutânea; no entanto, a função biológica do ácido glutâmico na pele permanece obscura.

Usando abordagens ex vivo, in vivo e in silico, os pesquisadores mostraram que o ácido glutâmico exógeno promove o crescimento de pelos e a proliferação de queratinócitos. A aplicação tópica de ácido glutâmico diminuiu a expressão de genes relacionados à apoptose na pele e aumentou a viabilidade e proliferação celular em culturas de queratinócitos humanos. Além disso, demonstraram também a existência de uma nova via de sinalização cutânea mediada por esse neurotransmissorque controla a proliferação dos queratinócitos e do folículo piloso. Assim, o ácido glutâmico surge como um componente do sistema nervoso periférico que atua no controle do crescimento celular cutâneo.

Esses resultados levantam a perspectiva do uso farmacológico e nutricional do ácido glutâmico no tratamento de dermatoses, explica Carlos Poblete Jara, discente recém-egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e autor da pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp.

Além de Carlos P Jara e Natália Ferreira Mendes, recém-egressos do PPG-Enf, também assinam o artigo dois discentes da graduação, Beatriz de Andrade Berti e Renan de Medeiros Bezerra, orientados pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araujo. Os demais pesquisadores integram a co-autoria do trabalho: Daiane Fátima Engel, Ariane Maria Zanesco, Gabriela Freitas Pereira de Souza, Julia de Toledo Bagatin, Silvya Stuchi Maria-Engler, Joseane Morari, Willian H Velander (Universidade de Nebraska) e Lício A. Velloso.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela pesquisa de extremo valor para a sociedade e para a ciência mundial!

 Link para o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-94816-y

1

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…

  No último dia 23 de maio de 2024, nas dependências da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, os Grupos de Pesquisa "Intervenções e Comportamentos Relacionados à Saúde" e "Comportamentos em Saúde e Qualidade de Vida" promoveram uma aula aberta para toda a comunidade da FEnf. O evento teve como tema "Os conceitos centrais da disciplina e o ensino da…