Projeto institucional de Doutorando do PPGEnf, diretor da UER-HC/Unicamp, é contemplado com o 1º lugar no Prêmio PAEPE

PAEPE

O projeto Implantação de protocolo de gerenciamento de Sepse: diminuição da mortalidade na UER-HC-Unicamp, realizado por Rafael Silva Marconato, Diretor da Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e aluno regular do Curso de Doutorado do Curso de Pós-graduação em Enfermagem; e por Ana Lucia Roscani Calusni, Marcos Roberto Da Silva e Mayra Carvalho Ribeiro, ganhou o primeiro lugar da Unicamp.

O objetivo da iniciativa foi a diminuição da mortalidade causada pela sepse, síndrome caracterizada por uma infecção grave que leva a um conjunto de alterações em todo o organismo, por meio de um gerenciamento mais eficiente. Apesar dos avanços no entendimento desta síndrome e relatórios recentes de melhores resultados desta condição, a sepse apresenta incidência epidêmica com taxa de mortalidade muito elevada. Estudos mostram que a cada hora de atraso na infusão do antimicrobiano, a sobrevivência dos pacientes com sepse grave diminui em 7,6%. É realizada a diferenciação dos pacientes com alto risco para essa patologia logo na chegada ao hospital, realocando-os como prioridade imediata no atendimento e iniciando imediatamente o antimicrobiano adequado.

O prêmio do HC foi para o projeto Informatização do processo de Classificação de Risco e implantação do Protocolo de Manchester na UER, também realizado por Rafael Silva Marconato e por Marcos Roberto da Silva. O Hospital de Clínicas da Unicamp e a Unidade de Emergência Referenciada começaram em maio de 2017 a modificação do sistema de classificação de risco adotando o Protocolo de Manchester e o aparelho TRIUS. Na terceira semana de maio, foram iniciados os treinamentos presenciais realizados pela empresa ToLife, fornecedora do equipamento. As operações passaram a ser realizadas pela equipe de enfermagem em julho de 2017, a partir da Classificação de Risco dos pacientes pediátricos.

O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE constitui ação da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e visa premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade. Essa ação tem como finalidade promover a pro atividade na Universidade, além de viabilizar projetos de seus colaboradores.

A FEnf parabeniza os ganhadores pelas iniciativas que ajudam a melhorar as operações do HC!

 

PAEPE
PAEPE
PAEPE

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou, nos dias 07 e 14/04, nos canteiros da Faculdade de Enfermagem (FEnf), encontros com os alunos da disciplina EX 037 – Ações de Sustentabilidade: cultivo de uma Farmácia Viva, coordenada pela Profa Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser.  A ação faz parte da proposta do…

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…

Docentes e estudantes da Área da Saúde da Unicamp visitam o HES, em Sumaré, em apoio à manutenção do convênio entre governo do estado e universidade para gestão do hospital/Foto: Camila Delmondes  

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da…

O Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que atua na Área de Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem, esteve presente no Seminário “Pessoas em Situação de Rua: Perfil sociodemográfico, epidemiológico e a importância do cuidado”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Suzano (SP) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é…