Sobre o programa
O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.
É um programa da Unicamp, atualmente regulamentado pela GR n° 48, de 19 de dezembro de 2018, e que atende à obrigatoriedade de experiência docente para bolsistas CAPES de Demanda Social regulamentada pela Portaria 76/2010 da CAPES.
O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.
Comissão PED 2019
Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues (Coordenadora da Pós-graduação)
Profa. Dra. Edinêis de Brito Guirardello (Coordenadora Associada da Pós-graduação - na ausência da coordenadora)
Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo (Coordenadora da Graduação)
Profa. Dra. Luciana de Lione Melo (Coordenadora Associada da Graduação - na ausência da coordenadora)
Profa. Dra. Marília Estevam Cornélio (Membro Titular)
Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima (Membro Titular)
Um breve histórico
O Programa de Estágio Docente foi instituído na Unicamp em 1992 através da Portaria GR-92 de 21/08/1992, passando por diversas adequações e regulamentações como:
• Resolução GR-151/1999
• Resolução GR-091/2002
• Resolução GR-31/2010
• Resolução GR-48/2018
A partir de 2018 o Programa passa a ser regulamentado pela Resolução GR n° 48, de 19 de dezembro de 2018, abrangendo os seguintes grupos de atividades supervisionadas:
Grupo C – Atividades de Apoio à Docência Parcial
Grupo B – Atividades de Docência Parcial
Atualmente, 24 Unidades de Ensino na Unicamp são contempladas com o Programa, além do INOVA (Agência de Inovação), CEL (Centro de Ensino de Línguas), e Colégios Técnicos da Unicamp. Algumas disciplinas do ProFIS oferecidas nas diversas Unidades de Ensino da Unicamp também são amparadas pelo PED.
O Projeto de Participação da Faculdade de Enfermagem pode ser acessado neste link.
Obrigatoriedade do Programa de Estágio Docente
A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior estabelece através da Portaria nº 76 de 14/04/2010 em seu Artigo 18, que o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.
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EDITAL PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE
1º SEMESTRE DE 2020
Alunos de Mestrado podem atuar no programa PED C por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.
Alunos de Doutorado podem atuar no programa PED C ou B por até 3 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.
Atuação em 01 (uma) única disciplina – com no máximo 2 turmas;
Máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a regra de: Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais, máximo de 30 horas semestrais.
Regras para participação como PED B:
Atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou 01 disciplina com no máximo duas turmas;
Máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a regra de:
Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.
LEMBRETE:
Se você nunca foi PED ou é nível Mestrado, você só pode ser PED C, caso já tenha sido E seja nível Doutorado, poderá ser PED C ou B.
As inscrições deverão ser realizadas no sistema DAC-SIGA no período de 06 a 08 de novembro de 2019:
Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED
Dentro do Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas.
Disciplina |
Responsável |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Débora de Souza Santos |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Eliete Maria Silva |
EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I |
Maira Deguer Misko |
EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I |
Renata Cristina Gasparino |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Débora de Souza Santos |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Eliete Maria Silva |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Eliana Pereira de Araújo |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Maria Helena de Melo Lima |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Thaís Moreira São João |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Eliana Pereira de Araújo |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Maria Helena de Melo Lima |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Thaís Moreira São João |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Edinêis de Brito Guirardello |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Marilia Estevam Cornélio |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Vanessa Pellegrino Toledo |
EN433 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM |
Ariane Polidoro Dini |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Elenice Valentim Carmona |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Erika C. Marocco Duran |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Maria Helena B. M. Lopes |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Erika C. Marocco Duran |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Marilia Estevam Cornélio |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA |
Vanessa Pellegrino Toledo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Ana Márcia C. M. Castillo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Luciana de Lione Melo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Maira Deguer Misko |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Ariane Polidoro Dini |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Edinêis de Brito Guirardello |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Renata Cristina Gasparino |
EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA |
Marilia Estevam Cornelio |
EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO |
Elenice Valentim Carmona |
EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO |
Maria Helena B. M. Lopes |
MD231 – PATOLOGIA GERAL |
Konradin Metze |
MD362 – FARMACOLOGIA BÁSICA |
Sisi Marcondes Paschoal |
Clique aqui para acessar o resultado e orientações referente o PED 1S2020.
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![1](/sites/default/files/2019-02/CRONOGRAMA%202S2018.jpg)
![3](/sites/default/files/2019-02/EDITAL%202S2018.jpg)
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