Sobre o programa
O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.
É um programa da Unicamp, atualmente regulamentado pela GR n° 48, de 19 de dezembro de 2018, e que atende à obrigatoriedade de experiência docente para bolsistas CAPES de Demanda Social regulamentada pela Portaria 76/2010 da CAPES.
O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.
Comissão PED 2019
Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues (Coordenadora da Pós-graduação)
Profa. Dra. Edinêis de Brito Guirardello (Coordenadora Associada da Pós-graduação - na ausência da coordenadora)
Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo (Coordenadora da Graduação)
Profa. Dra. Luciana de Lione Melo (Coordenadora Associada da Graduação - na ausência da coordenadora)
Profa. Dra. Marília Estevam Cornélio (Membro Titular)
Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima (Membro Titular)
Um breve histórico
O Programa de Estágio Docente foi instituído na Unicamp em 1992 através da Portaria GR-92 de 21/08/1992, passando por diversas adequações e regulamentações como:
• Resolução GR-151/1999
• Resolução GR-091/2002
• Resolução GR-31/2010
• Resolução GR-48/2018
A partir de 2018 o Programa passa a ser regulamentado pela Resolução GR n° 48, de 19 de dezembro de 2018, abrangendo os seguintes grupos de atividades supervisionadas:
Grupo C – Atividades de Apoio à Docência Parcial
Grupo B – Atividades de Docência Parcial
Atualmente, 24 Unidades de Ensino na Unicamp são contempladas com o Programa, além do INOVA (Agência de Inovação), CEL (Centro de Ensino de Línguas), e Colégios Técnicos da Unicamp. Algumas disciplinas do ProFIS oferecidas nas diversas Unidades de Ensino da Unicamp também são amparadas pelo PED.
O Projeto de Participação da Faculdade de Enfermagem pode ser acessado neste link.
Obrigatoriedade do Programa de Estágio Docente
A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior estabelece através da Portaria nº 76 de 14/04/2010 em seu Artigo 18, que o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.
EDITAL PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE
1º SEMESTRE DE 2020
Alunos de Mestrado podem atuar no programa PED C por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.
Alunos de Doutorado podem atuar no programa PED C ou B por até 3 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.
Atuação em 01 (uma) única disciplina – com no máximo 2 turmas;
Máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a regra de: Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais, máximo de 30 horas semestrais.
Regras para participação como PED B:
Atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou 01 disciplina com no máximo duas turmas;
Máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a regra de:
Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.
LEMBRETE:
Se você nunca foi PED ou é nível Mestrado, você só pode ser PED C, caso já tenha sido E seja nível Doutorado, poderá ser PED C ou B.
As inscrições deverão ser realizadas no sistema DAC-SIGA no período de 06 a 08 de novembro de 2019:
Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED
Dentro do Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas.
Disciplina |
Responsável |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Débora de Souza Santos |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Eliete Maria Silva |
EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I |
Maira Deguer Misko |
EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I |
Renata Cristina Gasparino |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Débora de Souza Santos |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Eliete Maria Silva |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Eliana Pereira de Araújo |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Maria Helena de Melo Lima |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Thaís Moreira São João |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Eliana Pereira de Araújo |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Maria Helena de Melo Lima |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Thaís Moreira São João |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Edinêis de Brito Guirardello |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Marilia Estevam Cornélio |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Vanessa Pellegrino Toledo |
EN433 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM |
Ariane Polidoro Dini |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Elenice Valentim Carmona |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Erika C. Marocco Duran |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Maria Helena B. M. Lopes |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Erika C. Marocco Duran |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Marilia Estevam Cornélio |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA |
Vanessa Pellegrino Toledo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Ana Márcia C. M. Castillo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Luciana de Lione Melo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Maira Deguer Misko |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Ariane Polidoro Dini |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Edinêis de Brito Guirardello |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Renata Cristina Gasparino |
EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA |
Marilia Estevam Cornelio |
EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO |
Elenice Valentim Carmona |
EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO |
Maria Helena B. M. Lopes |
MD231 – PATOLOGIA GERAL |
Konradin Metze |
MD362 – FARMACOLOGIA BÁSICA |
Sisi Marcondes Paschoal |
Clique aqui para acessar o resultado e orientações referente o PED 1S2020.