UPA na FEnf conta com aproximadamente 3 mil visitantes

                No último sábado (19), aconteceu a 18ª edição do Programa Unicamp de Portas Abertas – UPA 2023, do qual a Faculdade de Enfermagem (FEnf) participou com atividades nos seguintes temas: Saúde da Mulher, Procedimentos de Enfermagem, Liga de Feridas (LiFe), Centro Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem, Liga de Toxicologia e Saúde Coletiva.

                As atividades, que se iniciaram às 09h00 e perduraram durante todo o dia até às 16h00, permitiram que aproximadamente três mil pessoas conhecessem a Faculdade de Enfermagem e algumas das atividades que acontecem durante o curso de graduação.

1

                A LiFe apresentou sobre os tipos de lesão, a limpeza realizada com soro fisiológico mantendo a técnica asséptica para o cuidado da ferida e os tipos de cobertura realizadas para realização do curativo.

2

                As atividades do Centro Acadêmico, por exemplo, incluíram um quis de verdadeiro ou falso sobre as atividades exercidas pelo enfermeiro graduado, bem como a apresentação do curso de graduação em Enfermagem.

3

                Já a Saúde Coletiva, trouxe o que é a Saúde Coletiva, falou sobre a importância da Enfermagem na Saúde Coletiva, trazendo exemplos de como a enfermagem pode atuar na prevenção, controle e tratamento de doenças como, por exemplo, a Febre Maculosa e a Dengue.

4

                Na sala de Saúde da Mulher, foi possível que os visitantes conhecessem sobre a assistência ao trabalho de parto e parto (orientações que o enfermeiro faz sobre os benefícios do parto normal e a desmistificação de crenças relacionadas ao parto), foi falado sobre amamentação, da proteção, promoção e apoio ao Aleitamento materno e orientação sobre autoexame das mamas e o papel do enfermeiro, e como realizar a consulta ginecológica e a coleta do exame citopatológico. Além disso, a estação de Saúde da Mulher também fez a exposição e explicação do preservativo feminino e distribuição de preservativos masculinos.

8

                Procedimentos de Enfermagem foi a atividade que abordou como temas principais "Terapia Intravenosa", onde foi explicado quando o paciente precisa receber medicamentos por via intravenosa, uma demonstração de uma veia puncionada em manequim para administração do medicamento, e a exposição de tipos de cateteres. Além disso, foi apresentado aos visitantes sobre as técnicas de assepsia para evitar a contaminação no local da punção. Em outra estação, também de Procedimentos de Enfermagem, foi exposto sobre "Cateterismo Gástrico", em que as docentes e discentes responsáveis pela atividade explicaram sobre o procedimento e em quais momentos o paciente precisa que seja realizado, bem como apresentaram o cateter Dobbhoff, seu comprimento e fio guia.

6

               Por fim, as atividades da Liga de Toxicologia incluíram a apresentação e diferença entre animais peçonhentos e venenosos, como agir caso seja picado por algum desses animais, os sintomas e tratamentos, além da exposição sobre drogas de abuso, onde foi realizado teste rápido de cocaína e explicado seu funcionamento.

7

                A Faculdade de Enfermagem agradece a todos que participaram para que a UPA 2023 fosse realizada e concretizada com sucesso e espera que os visitantes tenham sido contemplados com as expectativas e venham fazer parte do nosso curso!

9

 

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…