Produções Técnicas relevantes do Programa:
APLICATIVO SAL NA MEDIDA de autoria de MILENA SIA PERIN, MARIA CECILIA BUENO JAYME GALLANI e MARILIA ESTEVAM CORNÉLIO. Aplicativo de celular que contabiliza a quantidade de sal usada no preparo das refeições, e auxilia na redução do consumo de sal.
CARTILHA EDUCATIVA MULTIPROFISSIONAL PARA TRANSPLANTADOS RENAIS de autoria de JULIANE CUSTODIO DE ANDRADE, ANDRESSA SANTOS FERREIRA, ALESSANDRA MARTINS LOTHER, JULIANA FURLAN RAVAGNANI, LARA PARO DIAS, LEONARDO FIGUEIREDO CAMARGO, MARCELO GUSTAVO PEREIRA, PATRICIA TAMI SHINTA, THAYSSA DE MORAES OLIVEIRA, RENATA CRISTINA GASPARINO. Cartilha desenvolvida com o intuito de fornecer aos pacientes transplantados orientações e cuidados gerais após o transplante, recomendações sobre atividade física, uso de medicações e recomendações nutricionais. Foi elaborada por enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, farmacêuticos e nutricionistas.
ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DAS CUIDADORAS FAMILIARES NO CONTEXTO DOMICILIAR de autoria de JÉSSICA DE AQUINO PEREIRA e ELIETE MARIA SILVA. Esse material foi elaborado para profissionais de saúde que atuam no contexto domiciliar, reconhecendo que a equipe multiprofissional frequentemente enfrenta situações de vulnerabilidade, sobrecarga e diminuição da qualidade de vida entre as cuidadoras familiares. A cartilha também oferece conceitos, dicas, estratégias e ações que podem ser incorporadas ao processo de trabalho em saúde.
LESÕES MAMILARES RELACIONADAS À AMAMENTAÇÃO CARTILHA EDUCATIVA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE de autoria de ANA CRISTINA MARTINS UCHOA LOPES, BRUNA BERNARDI, LUCIANE CRISTINA RODRIGUES FERNANDES, ELENICE VALENTIM CARMONA. Esta cartilha, sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação é dedicada aos profissionais da área da saúde que atuam em Alojamento Conjunto. Foi elaborada com o intuito de auxiliar a equipe de saúde na identificação destas lesões, favorecendo seu reconhecimento e descrição, bem como a padronização de seus registros, tornando mais fidedignos os indicadores de qualidade.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE CUIDADO EM ENFERMAGEM de autoria de THAINARA ROCHA DE SOUSA, ANA RUTH ASSUMPÇÃO GOMES, MARIANA DE SIQUEIRA ROSA, MARIANA DE SOUZA ESTEVES, BEATRIZ GIGANTE NEVES, ANA LAURA FERREIRA TRAMONTINA DE OLIVEIRA, THAIS PAULINO DO PRADO, THAÍS MOREIRA SÃO-JOÃO, MARIA HELENA MELO LIMA, ELIANA PEREIRA ARAÚJO, ROBERTA CUNHA MATHEUS RODRIGUES. No início de cada tópico deste manual há uma breve apresentação do tema, que tem por finalidade auxiliar o leitor a compreender as etapas da realização de cada procedimento, além de contribuir para o raciocínio clínico visando a qualidade do cuidado de enfermagem. A seguir à apresentação de cada tema, são descritos os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), relacionados às práticas da assistência ao cliente hospitalizado.
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS LABORATÓRIO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO de autoria de FLÁVIA DE OLIVEIRA MOTTA MAIA, THAÍS MOREIRA SÃO JOÃO, RUANA LUIZ FERREIRA DA SILVA, JULIANY LINO GOMES SILVA. Padronizar as normas para utilização dos laboratórios de habilidades da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Essa produção foi destacada por ser aderente a AC (CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM), ser classificada como T1, possuir discente em sua autoria, potencial de replicabilidade, além de ser extremamente relevante para a área de enfermagem e contribuir para a prática assistencial e segurança de docentes, discentes e pacientes.
PROGRAMA DE COMPUTADOR CIPNeo-WEB de autoria de MARIA HELENA BAENA DE MORAES LOPES, DOUGLAS FABIANO LOURENCO, ELENICE VALENTIM CARMONA e ALINE NUNES GRISE . A tecnologia foi construída a partir de parceria entre a área da computação e da enfermagem e tem por objetivo contribuir para o avanço da avaliação e tratamento de feridas neonatais
JBI MANUAL FOR EVIDENCE SYNTHESIS de autoria de FLÁVIA DE OLIVEIRA MOTTA MAIA et al. Este manual orienta os autores que desejam realizar revisões sistemáticas e de escopo seguindo as metodologias da JBI. Cada capítulo é dedicado à síntese de diferentes tipos de evidências para abordar diferentes tipos de questões clínicas e relacionadas a políticas.
CONEMO - Controle Emocional - PAULO ROSSI MENEZES e HELOÍSA GARCIA CLARO FERNANDES - Aplicativo que se baseia na ativação comportamental para pessoas acometidas por ansiedade, depressão e insônia a fim de auxiliá-las a diminuir esses sintomas. A ferramenta entrega uma intervenção de psicoterapia cognitivo-comportamental, com jornadas de sessões e vídeos voltados ao tratamento de cada um desses sintomas e sugere atividades, dicas e estratégias que visam melhorar a saúde dos usuários. Disponível na Google Play - porém com acesso restrito, pois ainda encontra-se em fase piloto.
Newsletter PPGEnf